Música

O duo cabeludo Acadêmicos de Milton Friedman acaba de lançar seu novo trabalho: o EP Dare To Taste Liber Tea. O disco chega com o vídeo clipe 'Good Intentions', uma homenagem ao Professor Walter Williams e o seu documentário homônimo. O vídeo tem a participação do cantor americano, Chris Kazarian.

A dupla é formada pelos músicos brasileiros João Nogueira (piano e voz) e Jopa Velozo (guitarra e voz), ex-alunos da Berklee College of Music, na cidade de Jamaica Plain, Massachusetts, EUA. 

Até o fechamento dessa matéria, os Acadêmicos tinham mais de 18 mil seguidores na página oficial da banda no Facebook e o clipe de 'Good Intentions' já havia alcançado mais de 25 mil visualizações no Youtube. 

Assista ao clipe de 'Good Intentions'

Sobre a banda
Durante os tempos de estudantes no Berklee College, João e Jopa descobriram afinidades e se tornaram grandes amigos. “Fomos cozinhando pratos com muito coentro, ao som de samba, rock e debates sobre política”. E assim tiveram a ideia de fazer um samba diferente, com letras e temas totalmente inusitados.

No final de 2013, os dois organizaram feijoadas na cozinha da casa e gravaram vídeos com suas as novas composições. O sucesso na internet estimulou a dupla a seguir compondo e organizando eventos. Nesta mesma época, também passaram a ser conhecidos localmente como "Ambassadors", os Embaixadores de Jamaica Plain.

"O sucesso na internet
estimulou a dupla
a seguir compondo e
organizando eventos"


Em julho de 2015, filmaram dois videoclipes, sendo 'Privada Presidencial' (que faz uma sátira com os ex-presidentes Lula e Dilma e ainda do falecido revolucionário cubano, Fidel Castro), o primeiro a ser lançado, em outubro de 2015, alcançando mais de 70 mil visualizações em poucas semanas. Composição, letras, arranjos, storyboard, figurino, cenário e boa parte da direção do vídeo, foram feitas pelos próprios Acadêmicos e agradou aos internautas da onda "anti-PT" do Brasil.

Segundo os músicos, como resultado do esforço, os Acadêmicos foram convidados para se apresentarem no Teatro Renault, durante o 2o Fórum Liberdade e Democracia, que ocorreu no dia 19 de outubro, em São Paulo. O show apresentou “uma sonoridade diferente dos vídeos caseiros”. Para o evento, a dupla escreveu arranjos e levou ao palco um noneto, com 3 sopros, teclado, violão, guitarra, bandolim, baixo e bateria.

Em junho de 2016, foram headliners do 13th PorcFest, organizado pelo Free State Project, em New Hampshire.