Brazil in the UK

Jornalista, produtora e apresentadora do programa Novos Sons do Brasil, Lívia Rangel (aka DJ Lira), é nominada na categoria “DJ” do Brazilian International Press Award – UK 2017, por sua contribuição na promoção da música brasileira no Reino Unido.

Rangel é fundadora da ElevenCulture.com, revista on-line especializada na internacionalização da música brasileira contemporânea. Lançada em 2013, na feira WOMEX (País de Gales), a Eleven se destaca pelo acompanhamento, cobertura de shows e entrevistas com artistas brasileiros de passagem por Londres e pelo intercâmbio cultural Brasil-Reino Unido.

Em 2015, Lívia cofundou, ao lado da jornalista Juneia Mallas, a startup RBG - que lançou a primeira rádio digital para brasileiros no exterior, presente em mais de 100 países e com uma equipe de 30 correspondentes brasileiros pelo mundo. Além de coordenar a programação, a jornalista apresenta o programa musical Novos Sons do Brasil.

A baiana explica a alegria da nomeação: "Me sinto muito honrada por ser nomeada como DJ e por ter contribuído com a promoção da música contemporânea brasileira na noite de Londres, ao longo desses 3 anos e meio em que morei na cidade. Esta atividade, como DJ brasileira, foi uma extensão natural do meu trabalho de jornalista e pesquisadora musical. Toco nos meus sets aquilo que venho falando sobre na ElevenCulture.com e no meu programa - Novos Sons do Brasil (Rádio RBG)”.

Sobre a atividade de DJ ela avalia: “Discotecar para brasileiros expatriados e estrangeiros foi um trabalho feito com carinho e responsabilidade, em prol do intercâmbio cultural Brasil-UK e da promoção da nova música ‘Made in Brazil’, que começa a conquistar novos territórios no mercado europeu. Uma oportunidade maravilhosa de mostrar que a música brasileira vai ainda além da Bossa Nova e do Samba - nossos clássicos tão conhecidos e consumidos no exterior – e o retorno sempre foi positivo”.

Ela ainda reforça a importância da nomeação de uma mulher na premiação: “É um sentimento gostoso de gratidão pelo reconhecimento, ainda mais sendo uma mulher, jovem, nordestina, em um meio tradicionalmente ocupado por homens. Levar esse troféu para casa ou não será só um detalhe. Antes de mais nada, precisamos abrir essas portas para que mais mulheres possam assumir as pick-ups e fazerem o que amam".

A jornalista ainda é a cofundadora do LAB (Laboratory Anglo-Brasileiro), coletivo de DJs e produtora de eventos culturais brasileiros, na Inglaterra.

Sobre a votação e o prêmio

O Brazilian International Press Award destaca e promove personalidades e iniciativas culturais brasileiras que promovem a imagem positiva do Brasil nos Estados Unidos, no Japão e no Reino Unido. O voto popular do PRESS AWARD UK 2017 estará aberto até 30 de setembro de 2017. Esta votação resultará nos 3 indicados em cada categoria.

Os vencedores de cada categoria serão escolhidos entre esses três finalistas, pelo Board de Premiação do Press Award UK e o resultado oficial será anunciado no dia 10 de outubro. A cerimônia de premiação será realizada no dia 18 de novembro de 2017 no Hyde Park Room do AMBA Hotel, em Londres.

  • Sobre Livia Rangel ( www.linkedin.com/in/liviarangel/)
  • Sobre Press Awards ( http://pressawards.us/voto-popular-uk-2017/)

Para votar, acesse: http://pressawards.us/voto-popular-uk-2017/