Brazil in the UK

Depois de 11 anos, Nação Zumbi confirma show de retorno a Londres

Uma das maiores bandas da história recente do rock brasileiro, uma das cabeças do movimento Mangue Beat, a Nação Zumbi, finalmente, confirma show de retorno a Londres, depois de um hiato de 11 anos longe dos palcos da Terra da Rainha.


Eles se apresentam no The Garage, dia 22 de Julho, em pleno Verão europeu. Os ingressos já estão à venda (clique aqui). Além da Inglaterra, a banda também se apresenta na Suíça, Portugal (Festival Mimo) e Alemanha.

Apesar da ausência sempre sentida do seu eterno mentor, o saudoso Chico Science, o momento não poderia ser melhor para a banda. O grupo pernambucano comemora o sucesso do último disco de carreira, Nação Zumbi, seus 26 anos na estrada e ainda relembram a passagem do aniversário de 50 anos de Chico. 

A última vez que Nação Zumbi se apresentou na capital britânica, foi em 2006, no Barbican, no festival tropicalista "A Revolution in Brazilian Culture (Uma Revolução na Cultura Brasileira)”.

Os músicos estão trabalhando
em um novo álbum de inéditas,
com previsão de
lançamento em 2018
 


Nação Zumbi vem excursionando desde 2014, quando apresentaram seu décimo disco de estúdio, que traz participações especiais de ícones da MPB como a cantora Marisa Monte. Esse disco emplacou alguns sucessos como as faixas "Um Sonho", "Novas Auroras" e "A Melhor Hora da Praia" (ver clipe abaixo).

Eles também vêm presenteando os fãs com shows especiais, tocando na íntegra o icônico álbum Afrociberdelia. Esse consagrado disco abriu as portas do mundo para os pernambucanos e marcou para sempre o encontro da música brasileira com o rock, misturando rap, música africana e as revoluções digitais - renovando a música brasileira na década de 90.

E como vai ser o show na Europa?
De acordo com a banda, para a turnê europeia, eles vão tocar músicas dos dois últimos shows, incluindo, claro, os maiores sucessos da carreira e os hits mais recentes do grupo.

Em boa forma, a Nação Zumbi mantém todos os elementos que fizeram do grupo um dos mais respeitados e mais influentes da música produzida no Brasil, desde 1990.

Quem toca na banda atualmente?
O grupo segue formado por: Jorge Du Peixe (vocal), Lúcio Maia (guitarra), Pupillo (bateria), Dengue (baixo) e Roca Ogan (percussão), que divide as percussões com Da Lua e Tom Rocha.

São atração conhecida e aclamada em grandes festivais no Brasil, e em outros países, como Lollapalooza - Chile e Argentina, Summerstage - New York e o renomado 50º Montreux Festival.


NACAO ZUMBI - EUROPE TOUR 2017
Além da Inglaterra, Nação Zumbi também se apresenta em outros países da Europa: Suíça, Portugal e Alemanha. Agende-se!

  • 23 de Julho - Nação Zumbi, Berlim/ALEMANHA
  • 19 de Julho - Nação Zumbi, Genebra/SUIÇA
  • 21 de Julho - Nação Zumbi, Festival Mimo - Amarante/PORTUGAL
  • 22 de Julho - Nação Zumbi, Londres/INGLATERRA

Embaixada do Brasil em Londres contrata no Setor Cultural

A Embaixada do Brasil em Londres abre Processo Seletivo Simplificado para vaga de Auxiliar Administrativo (leia-se faz tudo) que trabalhará inicialmente no Setor Cultural. Período de inscrições: de 6 a 20 de março de 2017. Entre os eventos culturais organizados anualmente pela Embaixada está o Brazil Day, na Trafalgar Square.

Haverá inicialmente um período probatório, remunerado, com a duração de 3 meses. As relações trabalhistas e previdenciárias a serem estabelecidas com o/a contratado/a serão regidas pela legislação inglesa. A remuneração mensal será de £2.000,00 (duas mil libras esterlinas).

Clique aqui para baixar o edital em português.

 

Nômade Orquestra (SP) será atração do Festival Womad na Inglaterra

A big band paulista Orquestra Nômade, que esteve de passagem pela primeira vez na Europa no ano passado, acaba de ser anunciada entre as primeiras atrações confirmadas no respeitado festival de world music WOMAD. O evento acontece entre 27 e 30 de julho, no Charlton Park (Wiltshire, UK). 

Leia mais:


Bem na fita com os gringos, assim como os seus conterrâneos Bixiga70, a banda, composta por 10 músicos, promete subir a temperatura da festa com sua performance cheia de climas, num mix de free jazz, brazilian funk, afrobeat e MPB.

Outras duas atrações latino-americanas confirmadas são os veteranos chilenos Chico Trujillo e o grupo colombiano Canalón de Timbiquí.

Para comprar ingressos e ver o line up completo do evento, acesse: womad.co.uk

Programa Novos Sons do Brasil destaca a Viola Caipira com part. de João Araujo; ouça

O programa Novos Sons do Brasil (Radio RBG - Londres) abraçou a campanha pelo tombamento da Viola como Patrimônio Imaterial do Brasil no Iphan. Neste programa você ouve novidades da MPB e projetos de violeiros contemporâneos, e ainda a entrevista com o violeiro e gestor cultural João Araujo (MG), que também fala sobre a tour europeia 2017.

Escute o podcast:

Sobre o programa

Programa semanal, direto de Londres, em parceria com a ElevenCulture.com, apresentando o melhor da nova geração da música brasileira. Confira uma seleção musical no capricho, com os lançamentos da temporada, e entrevistas com artistas brasileiros de passagem pela Europa. Produção e apresentação: Lívia Rangel. Duração de 1 hora. Vai ao ar todas as sextas, com reprises durante a programação. radiorbg.com 

Caetano Veloso e Teresa Cristina fazem show juntos em Londres

Caetano Veloso acaba de confirmar retorno a Londres, na sexta, dia 21 de abril, dessa vez, ao lado de uma das novas estrelas do Samba brasileiro, a cantora carioca Teresa Cristina. Os ingressos já estão à venda. Os tickets variam entre £25 e £65, a depender da posição do assento no teatro.

Leia mais:


Um pioneiro da Tropicália, Veloso inovou com sua Bossa Nova politizada. Em Londres, ele apresenta músicas que marcaram sua carreira de mais de cinco décadas de sucesso, seguido por uma seleção de duetos com Teresa Cristina. 

A sambista faz o show de abertura da noite cantando, em novos arranjos, um dos monstros sagrados do Samba, Cartola.

Caetano Veloso & Teresa Cristina
Fri 21 Apr, Barbican Hal
£25-65 plus booking fee*
Para comprar, clique aqui.